
Cinco apps úteis do iPhone (iOS)
Aplicativos gratuitos adicionam funções extras ao iPhone, mas ainda são pouco populares entre os usuários; confira lista
O iPhone (iOS) possui diversos aplicativos grátis que são muito úteis, mas pouco conhecidos pelos usuários. O celular da Apple pode, por exemplo, se transformar em um estúdio de gravação completo ou em um editor de vídeos para criar clipes divertidos. O smartphone também conta com um serviço para a produção de experiências de realidade aumentada e até mesmo uma ferramenta para mapear o interior de estabelecimentos.
Além disso, a Apple oferece um app de Atalhos com mais de 300 ações integradas e facilita diversas ações.
1. GarageBand
O GarageBand transforma o smartphone ou iPad não só em um instrumento musical, mas em um estúdio de gravação completo. É possível, por exemplo, tocar instrumentos musicais no teclado Multi-Touch, criar levadas inspiradas em baterias eletrônicas com o Sequenciador de Batidas ou usar as Smart Strings para tocar uma orquestra de cordas.
Um dos destaques desse app para iPhone são os Live Loops. O recurso permite reproduzir, editar e organizar ideias musicais em tempo real, como se fosse um DJ. Além disso, é possível baixar diversos pacotes de sons e remixes para deixar as criações ainda mais originais.
2. Atalhos
O app Atalhos ajuda a otimizar tarefas do dia a dia e pode facilitar a vida do usuário de diferentes formas. Por isso, vale a pena baixá-lo no iPhone. O serviço conta com mais de 300 ações integradas aos demais aplicativos do iOS, como Contatos, Calendário, Mapas, Câmera, Safari, entre outros. Os atalhos podem ser usados com apenas um toque, a partir de widgets, da Busca, ou pedindo à Siri.
3. Clips
O Apple Clips permite criar vídeos divertidos no iPhone de forma fácil. O app tem uma interface intuitiva e oferece variedade de recursos. A partir de comandos simples, é possível gravar na vertical ou horizontal, adicionar fotos e vídeos da biblioteca e até conectar um teclado, mouse ou trackpad Bluetooth para fazer as edições rapidamente.
4. Mapeamento de Interiores
Este é um dos aplicativos da Apple menos conhecidos. Com ele, donos de estabelecimentos podem mapear os espaços internos das suas empresas. Para isso, basta andar pelo local com o iPhone. Depois, é possível incluir essas informações no app Mapas da Apple — mas antes, é preciso se registrar no Programa Indoor Maps. O app é simples, mas bastante funcional, principalmente para locais grandes, como shoppings e aeroportos.
5. Reality Composer
O Reality Composer é voltado para a produção de experiências de realidade aumentada. A promessa do aplicativo é tornar qualquer pessoa capaz de fazer protótipos e conteúdos em 3D. Para isso, o Reality Composer oferece variedade de recursos e uma biblioteca completa de objetos virtuais, que podem ser personalizados. É possível também importar arquivos próprios para enriquecer conteúdos 3D e montar uma cena em realidade aumentada.