MuitoGeek

Tudo sobre Games, Smartphones, Computadores e outras Tecnologias!

Este protótipo de robô lunar parece um centauro destinado à lua

Uma empresa japonesa construiu um robô rolante de quatro patas que se parece vagamente com um centauro – ostentando dois braços com mãos em forma de garra, um abdômen de aracnídeo e duas câmeras salientes para os olhos – e foi projetado para atravessar a superfície da lua.

O robô, chamado R1, foi projetado e construído pela GITAI em parceria com a agência espacial japonesa JAXA. Um teste recente, realizado em uma instalação da JAXA que imita a sujeira lunar, mostra o robô percorrendo o terreno acidentado em suas quatro rodas, desembalando uma série de peças usando mãos semelhantes a grampos e unindo a estrutura de base para um painel solar.
O R1 é um dos vários robôs que a GITAI desenvolveu para diversos fins. O objetivo da empresa é levar sua tecnologia para a superfície lunar real em meados da década de 2020, de acordo com seu site.
O robô também realizou alguns exercícios adicionais destinados a testar o quão bem ele pode atravessar terrenos acidentados, colinas e potencialmente coletar uma amostra de regolito lunar. A filmagem, que é acelerada em até 15x a velocidade normal – dando ao vídeo a qualidade de um filme de terror em stop-motion – mostra o robô usando suas mãos para pegar uma colher pequena e um pote transparente e colher uma pequena quantidade de simulado. poeira lunar.
Usar robôs no espaço não é novidade. A Estação Espacial Internacional hospedou um robô companheiro de astronautas e possui braços robóticos, incluindo um construído pelo Japão. E a NASA colocou vários rovers robóticos em Marte. Mas nenhum teve as mesmas qualidades vagamente antropomórficas que o R1.
O robô da GITAI faz parte de uma corrida contínua para desenvolver novos meios de concluir tarefas, como mineração ou fabricação, no espaço, enquanto a China e a Rússia, bem como os Estados Unidos e seus parceiros, correm para criar um posto lunar permanente. Tal posto avançado poderia hospedar todos os tipos de atividades comerciais e missões científicas. Uma série de empresas sediadas nos EUA também estão trabalhando para desenvolver vários robôs, rovers e sondas lunares para futuras missões.